A FORÇA DA MULHER NA POLÍTICA É NECESSÁRIO PARA UMA DEMOCRACIA IGUALITÁRIA

 PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA VIDA POLÍTICA

Em um país de cultura predominantemente machista e de raízes patriarcais, a mulher parece ganhar, embora a passos curtos, mais espaço na política nacional.

  O dia 08 de Março, dia internacional da mulher, convida-nos a uma reflexão sobre as mulheres e o mundo da política. Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira (mais especificamente sob a ótica da política) é sempre um exercício interessante, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado.

 Mas e na política, ainda temos um espaço fechado entre os homens? Não, isso vem mudando, e a participação política das mulheres é prova disso, seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos, mas tal mudança ocorre a passos lentos. Porém, mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra elas. Ao apontarmos que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se fortalecer enquanto democracia. Esta, por usa vez, já há algum tempo vem se consolidando, e uma participação maior das mulheres vai ao encontro disso . Diante um texto tão enfático e de valorização a mulher, "Eu Suzana Freire, venho me colocar ao julgamento de vocês Cabroboenses como pré candidata. Estou na disputa em pesquisa como  pré vice na pré candidatura de Dim Saraiva, assim como também, se não for da vontade dos cabroboenses e de nossas mulheres guerreiras que eu não seja a vice, me coloco como pré candidata a Vereadora para dar continuidade aos meus trabalhos sociais e conquistas que ao longo desses anos venho prestando aos cabroboenses, independente de classes sociais, cor ou diversidades. Gostaria de salientar que a mulher cabroboense está destacada como um papel importante na política e que pela primeira vez a força feminina pode sim chegar a representar a cadeira do executivo como a vice e marcar uma história que apenas começa a ganhar ritmo.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT PERDE COMPLETAMENTE ESPAÇO EM TODAS AS CAPITAIS DO BRASIL E JÁ É UMA AMEAÇA DE INSISTÊNCIA DA SIGLA

  Derrota amarga! PT fica sem nenhuma capital pela 1ª vez  Duro golpe escancara perda de relevância do partido (PT) na política brasileira, ...