Coluna do Rafael Brito 

Gildenor : Um filho  que Cabrobó adotou  com muito orgulho

Gildenor Eudócio de Araújo Pires nasceu no dia 05 de setembro de 1934 no povoado de Jutaí, município de Santa Maria da Boa Vista.
 Filho de João Pires da Silva e Alice de Araújo Pires, mudou-se para Cabrobó em meados da década de 30.  Com 06 anos de idade, seu pai abriu uma farmácia e sua mãe era uma grande prenda do lar. Sendo filho único, o mesmo nunca viu isso como um obstáculo. Ao chegar a Cabrobó criou uma forte amizade com o saudoso Valmir Viana Torres, e em certa entrevista a um locutor local, ele disse que Valmir Viana era um verdadeiro amigo, e acima de tudo um grande irmão. O nosso saudoso Gildenor deu inicio ao curso de direito na cidade de salvador/BA e na capital do Recife formou-se  bacharel  em direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 1963.
Casou-se em maio de 1964, mês de Maria (sua santa de grande devoção).
E quem disse que parou por aqui?
Conseguiu tornar de municipal para estadual o Ginásio (Hoje conhecido como, Escola Senador Paulo Guerra), onde exerceu o cargo de Diretor e professor, juntamente com sua fiel companheira de todas as horas, senhora Gildaci.

Dr. Gildenor também era boêmio, e compôs várias músicas, dentre elas a marcha da cebola, que particularmente para mim é espetacular.

Foi um dos fundadores da sociedade recreativa de Cabrobó (Alvorada Clube) onde ele fala que o nome e as pilastras na entrada do Clube foram em homenagem ao Palácio da Alvorada em Brasília.

VIDA PÚBLICA:

Foi vereador por dois mandatos: 1955-1959 e de 1963-1967, sendo presidente da casa de legislação nos dois mandatos, e vale deixar bem claro: naquela época vereador não tinha remuneração; trabalhava de fato para o bem coletivo. Já disputou uma eleição, para prefeito, com José caldas, e ambos usavam o mesmo carro de som: quando terminava o comício de um, o outro subia para expor suas ideias (contava Dr. Gildenor dando risos) Na manhã da votação daquela época, faltando pouco para que as urnas fossem abertas para a eleição, ambos estavam tomando café juntos, conversando e rindo na maior naturalidade, pois para eles não existiam perseguição politica, tenho certeza que ambos só queriam o bem para o nosso povo.
Também exerceu, entre 1996-2000, o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do nosso município.
     Dr. Gildenor ao longo de sua vida pública foi um ser de caráter único o levando pelo MPPE ao cargo de Promotor de Justiça do estado de Pernambuco onde ele trabalhou por 20 anos até chegar sua aposentadoria.

Foi chefe de gabinete do governador Cid Sampaio.

Conseguiu trazer para Cabrobó a “caixa de crédito imobiliário de Pernambuco”, que posteriormente se transformaria BANDEPE, e atual banco SANTANDER.
Quando na Secretaria de Justiça do governador Marco Maciel, conseguiu para nossa Cabrobó os prédios da CADEIA PÚBLICA e do FÓRUM do nosso munícipio.
Foi contemplado com a medalha Joaquim Amazonas, uma das maiores honrarias do nosso estado de Pernambuco concedida pela Ordem dos Advogados do Estado (OAB/PE).
A comenda Joaquim Amazonas é concedida aos advogados com mais de 50 anos de exercício da profissão, além da militância na advocacia, os agraciados atenderam o requisito de boa conduta ético-profissional, sem mácula, durante a carreira.
O menino que saiu de Santa Maria da Boa Vista, adormeceu tranquilo em 27/04/2020 aos 85 anos na capital Pernambucana deixando para cada um de nós um legado de luta, coragem e determinação.
Doutor Gildenor Pires deixou sua amada esposa, cinco filhos e oito netos.
Em nome de Cabrobó e de todo o nosso sertão pernambucano só tenho a lhe dizer: Obrigado defensor do povo.

Com a colaboração da professora Sônia Pires (prima) e Mero Pires (seu filho)
POR: Rafael Brito: uma metamorfose ambulante.
                     
                       fotos Históricas


Visita em nossa cidade com o Governador Cid Feijó Sampaio.


                            Construção do fórum.
           Discutindo projetos para nossa                                        cidade  com o Governador Cid                                Sampaio.
                  Honrarias e méritos adquiridos 
                               Medalha 
                               Medalha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT PERDE COMPLETAMENTE ESPAÇO EM TODAS AS CAPITAIS DO BRASIL E JÁ É UMA AMEAÇA DE INSISTÊNCIA DA SIGLA

  Derrota amarga! PT fica sem nenhuma capital pela 1ª vez  Duro golpe escancara perda de relevância do partido (PT) na política brasileira, ...