ANOS DE BONANÇA RESERVATÓRIO DA BARRAGEM DO SOBRADINHO TERÁ AGUA SUFICIENTE PARA ABASTECER EM PERÍODOS DE SECA PELOS PRÓXIMOS ANOS SEM INTERRUPÇÕES

Rio São Francisco: Barragem de Sobradinho inicia mês de maio com volume útil de 91,68% 


Publicado por redeGn em 01 de maio atualizado 02 de maio 

fotos Nery Vidal
As chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, em janeiro deste ano, continuam refletindo no Rio São Francisco e possibilitaram um aumento significativo do volume útil da barragem de Sobradinho, Bahia, após oito anos de escassez hídrica.
Nesta sexta-feira 01 de maio, a defluência (água que sai) de Sobradinho continuará em 1.600 m³/s e com uma vazão afluente (água que entra) de 2.700 m³/s.
No momento a capacidade de volume útil da barragem de Sobradinho é de 93,34%. A expectativa é quanto a necessidade de abrir as comportas da barragem, numa operação que tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido.
A Chesf em nota diz "que não há previsão de vertimento no reservatório e tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis".
"A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico", afirma a nota da Chesf.
Uma fonte ouvida pela reportagem da redeGn, avalia que (talvez) não seja preciso abrir as comportas. "A capacidade de geração de energia é grande e vinha sendo operada só 30% e vai voltar a turbinar 100% e gerar energia para o sudeste que as barragens estão secas e assim ao invés de abrir as comportas, opera na capacidade total que tem o mesmo efeito e gera energia".
Opará, na linguagem indígena, Rio que é Mar, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km. O curso d'água passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O São Francisco é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE CABROBÓ DIM SARAIVA VAI NOMEAR TODOS OS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO.

Presidente da Câmara de vereadores vai  convocar aprovados do concurso do poder legislativo de Cabrobó. O Vereador Dim Saraiva, Presidente d...